Fotos

Aqui vamos compartilhar imagens das vivências ocorridas aqui no Vale do Capão, nas  Terras do Poente, nas trilhas meditativas aos arredores deste espaço. Para recordarmos destes momentos de dança, canto e cura. 

Agradecemos muito a todas as participantes, parceiros e colaboradores do projeto, os realizadores deste sonho. Em especial aos olhares cheios de gentileza e detalhe das fotógrafas Nivia Lacerda, Inez Gomes, Carolina Rolim, Cássia Santos e Maria Carolina Iglesias. 





ÁLBUM 1 

"Brincando nas Águas - O Sul do Sagrado Feminino" - Primeira vivência realizada nos dias 17 e 18 de novembro de 2016, Pousada Terras do Poente, Vale do Capão, Chapada Diamantina, Bahia. 




Aqui algumas imagens de nosso primeiro encontro, quando despertamos nossa criança mágica nas águas sagradas do Vale do Capão.

As fotos são de Inez Gomes e Nivia Lacerda.

Nossos agradecimentos à cessão de imagens pelas participantes desta primeira vivência.


Abaixo o Templo nas instalações da Pousada Terras do Poente, onde acontecem rodas e vivências de canto e dança.

























Ao centro Drica Oliveira Duarte, uma das focalizadoras, conduz uma vivência de dança, respiração, escuta corporal.

Dançando para despertar a criança mágica.


Natureza exuberante, acima jardim externo ao Templo, com vista para o Morrão. Local de paz. Abaixo a copa do majestoso Mussambê, onde as mulheres se reúnem no círculo de irmãs...para honrar o Sagrado Feminino cantando e dançando para a Grande Mãe. 






Carolina Endi, uma das focalizadoras, toca o tambor xamânico entoando cantos sagrados e de cura durante as trilhas meditativas.






























E o círculo de irmãs se forma nas Águas do Rio Preto, onde as mulheres cantam e dançam sua essência, Brincando nas Águas acessam sua criança mágica, suas emoções à tona vibram cura, arte, partilha de saberes e encantamento.













Fogo Sagrado ao final das vivências. Ao redor da fogueira as mulheres novamente se encontram para cantar e dançar aquecendo seus corpos e espíritos no intento de honrar o Sagrado Feminino.




ÁLBUM 2
"No Sopro do Vento - o Norte do Sagrado Feminino" - Segunda vivência realizada nos dias 03 e 04 de dezembro de 2016, Pousada Terras do Poente, Vale do Capão, Chapada Diamantina, Bahia.


Abaixo algumas imagens de nossa segunda vivência, quando cantamos para nossos anciões ao pé da serra. As fotos são de Carolina Rolim e Cássia Santos. À elas nosso agradecimento e também nossa gratidão à cessão de imagens pelas participantes desta segunda vivência. 
Começamos nossos encontros sempre em roda partilhando nossos intentos e a temática abordada em cada vivência, montamos nosso altar com nossos objetos pessoais ao centro da roda de dança-canto-cura. O bastão da fala conduz esta primeira etapa. Dançamos, cantamos para nossos anciões, honramos nossa ancestralidade nesta vivência...dançamos para a paz, para a paz de cada um de nós, para a paz no planeta. Para o feminino em nós. 











E a dança vem...no Templo das Terras do Poente, salão que recebe nossas práticas de canto e dança. Muita beleza ao nosso redor.









Ao som dos tambores sagrados nossos ancestrais estão conosco. 
Guiança e força para o trabalho com o Feminino que segue em meio à natureza, nas trilhas meditativas rumo ao Norte, para o alto da serra. 








E lá na serra, de frente para o Vale do Boqueirão, cantamos para nossos ancestrais, honrando nossas anciãs e nos juntamos ao Clã das Estrelas, voltamos no pé da noite....sob a lua nova. 
O céu estava pintadinho de estrelas. 


No segundo dia de vivência realizamos uma sauna sagrada. Nos purificamos entregando memórias ao fogo...limpamos nosso corpo-mente-espírito. Cantamos de pés nus na terra, entoamos cantos-medicina ao vento, consultamos nossos oráculos, honramos a linhagem do povo vermelho reconhecendo-nos ancorados à força dos povos originários. 





E, finalmente, dançamos novamente à sombra do Mussambê, nosso templo ao ar livre.  



Sábio senhor que acolhe nossos improvisos no corpo, nossa dança espontânea, nossos cantos de louvor. Que nos acolhe em sua grandiosa copa, à sua sombra dançamos por uma tarde inteira, nos fizemos presentes soprando cantigas em lindas melodias ao vento.




















Conduzidas com graça cantamos e dançamos nossa ancestralidade nos reconhecendo no aqui e agora inteiras. A copa do mussambê mais uma vez sorriu pra nós.


Gratidão infinita à Flavio Fucs, guardião deste templo sagrado. 



ÁLBUM 3
"No Ventre da Terra - o Oeste do Sagrado Feminino" - terceira vivência realizada nos dias 18 e 19 de março de 2016, Pousada Terras do Poente, Vale do Capão, Chapada Diamantina, Bahia.


Uma grande imersão à terra. Um mergulho no profundo sagrado, útero, gruta, mãe. Muita escuta. Muito silêncio. Cantos no infinito. Pés descalços na terra, macia, receptiva, obscura e maleável. 







E ao templo-gruta oramos. Silenciamos.

E nas Terras do Poente, espaço sagrado, o templo onde dançamos para o Povo Pedra numa profunda vivência de canto e dança, improvisação. Sonorização, vibração, sentidos alertas. Sensibilização ao contato com o elemento terra-pedra. 


 Nutre-se. Aparelha-te segura. No ventre da mãe. 




Pisa na terra e entregar. Entregar-se transmutando estados. Corpos-verdade sensibilizados pela memória. Às vias do tempo-mestre. Dê-me a mão, vamos cantar uma canção do coração. 



































Comentários